sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Dois irmãos cristãos são executados no Iraque


A polícia de Bagdá encontrou, nesta quarta-feira ( 9), os corpos de dois irmãos cristãos de Batnaya, um vilarejo cristão, em Mosul, ao norte da capital do Iraque, mortos com tiros na cabeça. As suspeitas recaem sobre extremistas sunitas, que já haviam atacado a comunidade cristã anteriormente.

Enquanto isso, continuam as investigações sobre a responsabilidade dos ataques de 8 de dezembro, que mataram 127 pessoas e feriram 500. Um oficial de polícia também aponta Damascus e Riyadh como tendo “financiado” os criminosos. Em uma declaração publicada em sites jihadistas, o Estado Islâmico do Iraque, uma célula local da al Qaeda, alega ser responsável pelo ataque. Os fundamentalistas prometeram mais ataques se o governo não aplicar a sharia (lei islâmica) em todo o país.

O general Jihad al-Jabiri, diretor-geral das forças de segurança, disse que “isso requer muito dinheiro, que viria da Síria e Arábia Saudita” e os governos dos dois países “estavam cientes disso”. Ele acrescenta que os ataques foram feitos com explosivos “estrangeiros”.

EL

Nenhum comentário:

Postar um comentário