sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sobe para 78 número de mortos pelo terremoto no Chile

Governo declarou estado de catástrofe em todo o território atingido pelo sismo


As autoridades chilenas confirmaram a morte de 78 pessoas por causa do terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu o Chile na madrugada deste sábado (27). A informação foi dada pelo ministro do Interior chileno Edmundo Pérez Yoma, que está no Escritório Nacional de Emergências. Ele disse que 34 das mortes foram registradas na região do Maule, a 300 quilômetros ao sul de Santiago. Ainda ocorreram 13 mortes em Santiago, dez na região de O'Higgins, quatro em Valparaíso e três em Araucania, a 670 km ao sul de capital. Na região do Bio-Bio, a 500 km do epicentro do tremor, foram confirmadas dez mortes.

Até o momento persistem problemas de comunicação, disse o subsecretário do Interior, Patrício Rosende, que confirmou que o Governo declarou estado de catástrofe em todo o território atingido pelo sismo, entre as regiões de Valparaíso e Araucania, que abrange 800 km do país. Com relação aos danos materiais, eles ainda estão sendo avaliados.

Nesta manhã, a presidente Michelle Bachelet se reuniu com o comitê de Emergência, da qual participaram os ministros de Obras Públicas, Saúde e Defesa, assim como o Exército.


O terremoto, que aconteceu às 3h34 pelo horário de Brasília, teve um minuto de duração e foi sentido na capital chilena. A cidade ficou às escuras, e muitas pessoas saíram às ruas. Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) o tremor foi de 8,8 graus na escala Richter e um alerta para risco de ondas gigantes foi dado para Chile, Peru e Equador.

Nesta manhã, o Centro de Advertência de Tsunami para o Pacífico dos Estados Unidos (NOAA, sigla em inglês) ampliou o alerta de tsunamis em grau de vigilância para Colômbia, Panamá, Costa Rica e Antártida e em seguida para a América Central e Polinésia francesa.

Pelos últimos dados, o epicentro do tremor ocorreu a 63 km ao sudoeste da cidade de Cauquenes. Na ilha de Juan Fernandez foi registrada uma onda de grandes proporções que avançou até a metade do povoado. Os habitantes se refugiaram nas regiões mais altas. Não há dados sobre mortos ou feridos.

Bachelet lembrou que a Marinha descartou o risco de tsunami, mas alertou sobre a possibilidade de fortes réplicas nas áreas litorâneas e recomendou à população a procurar os pontos mais elevados. A Ruta 5 sul, que liga Santiago ao sul do país, está interrompida em vários trechos nos dois sentidos.

O tremor foi sentido em Santiago, a 317 km do epicentro, e em regiões de norte a sul do país, além de várias partes da Argentina. No Brasil, o Corpo de Bombeiros de São Paulo e a Defesa Civil registraram vários chamados por causa de tremores. (Foto: Cristóbal Saavedra/Efe)







Nenhum comentário:

Postar um comentário