quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Fotos de satélites da Nasa revelam impacto do aquecimento global na Europa e nos EUA

Imagens mostram regiões afetadas por inundações, secas e ondas de calor

Do R7


Fotos feitas por satélites da Nasa (agência espacial americana), liberadas nesta terça-feira (23), revelam o impacto que o aquecimento global vem causando nos últimos anos na Europa e nos Estados Unidos.

As imagens mostram áreas que sofreram com inundações, devastação pela seca, pelas ondas de calor e pelo derretimento do gelo.

Uma das fotos registrou as ondas de calor que fizeram a Espanha atingir a temperatura recorde de 47°C em 2004. Outra delas mostra como ficou o lago Chade, na África, reduzido a 1/20 de sua área original.

Uma foto de 2009 revela como a inundação do rio Vermelho invadiu as áreas urbanas das cidades de Fargo e Moorhead, nos Estados Unidos.

Outra imagem multiangular feita por espectrorradiômetro do satélite da Nasa e informações em 3D mostra uma cortina de fumaça que subiu mais de 7 km em direção à atmosfera.

As fotos expõem, ainda, o recuo de 12 km da geleira de Bering, no Alasca, nos Estados Unidos, e o estreitamento da plataforma de gelo de Wilkins, que vem enfrentando seguidas rachaduras nos últimos anos.




Nesta foto com cores falsas de 2004, tirada sobre a Espanha, o vermelho representa as temperaturas mais altas até chegar aos azuis claro e escuro, que representam as mais frias; três dias depois que esta foto foi tirada a Espanha enfrentou a temperatura recorde de 47°C


Como muitas geleiras ao redor do mundo, a de Bering, que fica no Alasca, nos Estados Unidos, a maior e mais longa da América do Norte, está recuando. Temperaturas mais quentes e mudanças na precipitação ocorridas no século passado deixaram a geleira de Bering centenas de metros mais estreita; desde 1990 o fim da geleira (que aparece no canto inferior direito da imagem) já recuou 12 km


O lago Chade, que já foi um dos maiores depósitos de água fresca do mundo, foi reduzido a 1/20 de seu tamanho original em apenas quatro décadas, graças às secas prolongadas e à procura humana por água; o lago fica na interseção de quatro países da África Ocidental (Chade, Níger, Nigéria e Camarões) e já foi fonte para vários projetos de irrigação


Foto tirada em 2009 do espaço mostra o rio Vermelho inchado atravessando as cidades americanas de Fargo e de Moorhead. As curvas em “S” do rio foram engolidas pelas enchentes, e a inundação pode ser vista invadindo as elegantes quadras das vizinhanças; aproximadamente 400 milhões de pessoas vivem no máximo 20 m acima do mar e a 20 km da costa; pequenos aumentos no nível do mar podem desalojar milhões de habitantes



FONTE: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário